01/01/2016

Ano novo!


..."o que penso dessa transição de último e primeiro dia do ano..."

Muito barulho e calor para alguém como eu não faz o menor sentido. Sejamos realistas, todo dia 31 de dezembro à exatas 23:59h acontecem coisas terríveis. Alguém morre, alguém chora, alguém sofre, e eu até me sinto mal por não poder fazer nada para evitar o sofrimento de pelo menos uma pessoa que passa por maus momentos em uma data que deveria ser de alegria e celebração. Mas também todo dia 31 do 12 às 23:59h acontece também de alguém sorrir; de alguém fazer a contagem regressiva para ver o brilho dos fogos de artifício; de alguém abraçar um qualquer na rua; de um bebê nascer... À 00:00h do dia 1 de janeiro em fim chega, e há gente que chora sozinho, que chora em bando, que tenta suicídio, que grita paz, que diz eu te amo, que diz eu te odeio, que dorme, que não vê, que não fala...
E na minha vida, o que muda de verdade na virada do ano? Talvez a recontagem dos dias. O que significa, e o que realmente acontece, é que o ano passado passou... assim recomeça a contagem de mais 365 dias e a continuação de uma vida qualquer. 
Meu caro, enrolei até aqui somente para dizer o que penso dessa transição de último e primeiro dia do ano. O dia primeiro serve apenas para a gente bagunçar tudo e reerguer a bandeira da velha esperança, aquela que depois todo mundo sabe que vai virar pano de chão. Serve para a gente criar expectativas no coração para que tudo se torne melhor. Serve para a gente fazer promessas e talvez não cumprir. Serve para nos inspirar a amar o próximo como a nós mesmos. Portanto, bem sabemos que depois de alguns dias do dia primeiro, a gente vai esquecer tudo e deixar a vida seguir seu fluxo. Obviamente a gente até vai se esforçar para manter ou ter um ano bom, mas depois de um tempinho, vamos nos esquecer dos nossos votos de ano novo, aqueles, feito nos momentos de emoção e deixar rolar.

É... feliz ano novo!